20 de maio de 2014

IV A Bienal, na Biblioteca Municipal até 30 de Maio!

Esta tarde, 20 de Maio, foi inaugurada, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde, a quarta exposição dedicada à iniciativa A Bienal na Escola, com a entrega dos certificados que premiam a participação e criatividade dos alunos dos agrupamentos escolares do concelho. Esta exposição significa o culminar da abordagem artística, integrada na Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, feita nos cinco agrupamentos e escolas públicas do concelho de Vila Verde.


Subordinada ao tema 'Vila Verde, Município Educador', para celebrar a integração do concelho na rede internacional das Cidadades Educadoras, a criatividade explosiva e naif da comunidade escolar de Vila verde está a partir de hoje, e até 30 de maio, em exposição na IV A Bienal na Escola. Presentes na inauguração estiveram o presidente do Município de Vila verde, Dr. António Vilela e a responsável pelo Pelouro da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes, e ainda os artistas que orientaram as oficinas criativas - Luís Coquenão, coordenador da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde e Maciel Cardeira, presidente da D'Arte, Associação de Artistas do Minho (faltando referir Albuquerque Mendes) - o representante do IPDJ, Rolando Silva e os representantes dos agrupamentos escolares de Vila Verde, Vila de Prado, Moure e Ribeira do Neiva, Escola Secundária de Vila Verde e Escola Profissional Amar Terra Verde, para além de estudantes autores das obras em exposição.

Depois de os representantes das escolas terem recebido o agradecimento público por aderirem a esta iniciativa e abrirem as portas dos seus establecimentos de ensino às artes, foram distribuídos os certificados de Menções Honrosas: três no 1º escalão ('Music Art', 'Um recanto da Cidade' e 'Árvores da Cidade', todos da EB 2,3 de Vila Verde); cinco do 2º escalão ('Mentes Vivas', 'Olhar distinto' e 'Escola que Futuro?' da escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, 'Ruido, I, II, III, IV' da EB 2,3 de Prado', e 'A Risca Tudo' da Escola Monsenhor Elísio Araújo); e três no 3º escalão ( 'Power Oh Life', 'Camadas' e 'Facebook', todas da Escola Secundária de Vila Verde, a última, com um carácter especial, visto que, embora a obra não cumprisse o regulamento, o júri considereou premiar a sua qualidade desta forma). [saber tudo aqui]

Cada escalão teve um Grande Prémio. No escalão dos mais pequenos venceu a obra, com técnica mista, 'Espiral da Vida', um trabalho coletivo das turmas B, C, D, I do 5º ano e D do 6º, um trabalho consagrado pelo pintor Luís Coquenão. O Grande Prémio do 2º Escalão foi entregue à Escola Monsenhor Elísio Araújo, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, pelo trabalho coletivo das turmas do 7º e 8º anos, que resultou na obra 'Let It Be', premiado pela vereadora Dra. Júlia Fernandes. No terceiro Escalão, o Grande Prémio foi arrecadado pela Escola Profissional Amar Terra Verde, com a turma de Design de Equipamento, através do pequeno filme 'Cidade Sonhada'. O reconhecimento foi entregue pelo presidente do Município, Dr. António Vilela.

Estas três obras vão integrar a fase final do concurso da 8ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, ficando sujeitas à avaliação do juri desse concurso, cuja exposição vai decorrer entre junho e julho, na Biblioteca Municipal.

"Esta iniciativa constituiu, não só uma oportunidade, como um desafio. E é disto que a vida é feita, de desafios. É importante que estes sejam olhados como oportunidades a agarrar, pois temos cada vez mais a intenção de as criar para os jovens desenvolverem as suas competências em várias áreas, como as artes", realçou Dr. António Vilela. O autarca deixou bem clara a inteção do Município: "o nosso objetivo é criar condições de excelência para as nossas escolas".

A sessão contou com a atuação de Sónia Pereira e Bruna Pena, estudantes da Academia de Música de Vila Verde, que tocaram em dueto alguns temas ao piano e em saxofone.
A exposição IV A Bienal na Escola tem entrada gratuita, de segunda(9:30-18:30) a sábado (10:00-12:30), até 30 de maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário