26 de março de 2014

Oficinas Criativas d’A Bienal na Escola 2014 arrancam com fase decisiva do concurso dedicado ao tema ‘Vila Verde, Município Educador’

Começou o périplo de oficinas criativas dirigidas aos alunos dos estabelecimentos escolares de Vila Verde, da 4ª edição ‘A Bienal na Escola’. Este ano letivo com o tema ‘Vila Verde, Município Educador’, a entrega dos trabalhos a concurso deve ser feita de 30 de abril a 9 de maio, e a exposição arranca a 20 até ao último dia de Maio. Esta iniciativa integra o programa da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde.

As duas primeiras Oficinas Criativas aconteceram ontem, 25 de março, na Escola do Penedo, a Casa das Artes, situada na freguesia de Lage, sede da associação de artistas do minho, D’Arte. O artista vilaverdense Maciel Cardeira, vencedor da primeira edição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, e presidente desta associação, orientou as sessões, a da manhã dirigida a alunos do agrupamento de Moure, e a da tarde, dirigida aos alunos de Ribeira do Neiva.

As próximas Oficinas estão agendadas para sexta-feira, 28 de março, orientadas pelo pintor Albuquerque Mendes, destinadas aos alunos da Escola Monsenhor Elísio Araújo, de Pico de Regalados, das 10h00 às 12h00, e aos alunos da EB 2/3 de Vila Verde, das 14h00 às 16h00. Na segunda-feira, 31 de março, será a vez de o pintor, Luís Coquenão, partilhar os seus conhecimentos com os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila de Prado (10h00 às 12h00) e com os da Escola Secundária de Vila Verde (14h00 às 16h00). No dia seguinte, o coordenador artístico da Bienal Internacional de Arte Jovem desloca-se à Escola Profissional Amar Terra Verde para orientar a última Oficina Criativa, da parte da manhã.



Estas oficinas visam estimular a criatividade e promover o concurso A Bienal na Escola, cujo tema, ‘Vila Verde, Município Educador’ assinala a adesão recente de Vila Verde à Associação Internacional de Cidades Educadoras.

A exposição dos trabalhos vai decorrer de 20 a 31 de maio, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela. A entrega de prémios (distribuídos por três escalões), decisão de um Júri de Premiação será realizada no dia da inauguração da exposição.

Esta é a quarta edição de uma iniciativa integrada na programação da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que assim pretende promover a imagem de ‘Vila Verde, Vila Criativa’, consolidando hábitos culturais e artísticos no seio da comunidade escolar e local.


8ª Bienal Internacional de Arte Jovem: data limite de inscrição, 9 de maio

Entretanto está a decorrer o concurso da 8ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, promovido pelo Município de Vila Verde e pela Associação d’Arte, com a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude, direção regional norte. O regulamento e fichas de inscrições podem ser consultados no blog oficial bienalartevilaverde.blogspot.pt. A data limite para a entrega das obras a concurso é 9 de Maio.

A exposição das obras admitidas pelo Júri do concurso arranca a 28 de junho prolongando-se até 12 de julho, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela.

A Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde é um certame artístico de grande relevo no panorama nacional, que contará com participação direta e o prestígio de artistas consagrados, através do comissariado Mestre Mário Silva, da coordenação artística do Pintor Luís Coquenão, a experiência internacional e o talento do artista Albuquerque Mendes, em representação do IPDJ.

Os Prémios desta 8ª edição distinguem-se por Grande Prémio “Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde”, no valor de 5.000,00€ e o Prémio Revelação(até 20 anos de idade), no valor de 2.500,00€.

Sem comentários:

Enviar um comentário