31 de dezembro de 2013

4ª edição d'A Bienal na Escola - apresentação

Já está a decorrer mais um ano letivo marcado pel'A Bienal na Escola em Vila Verde! A quarta edição foi apresentada em novembro de 2013, na Escola Secundária de Vila Verde e contou com a presença do Presidente da Câmara, António Vilela, da Vereadora do Pelouro da Educação, Júlia Fernandes, do diretor artístico da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, o pintor Luís Coquenão e do artista plástico Maciel Cardeira, presidente da D'Arte. A iniciativa tem como dinamizadores os estabelecimentos escolares do concelho e a Associação D’Arte.

Esta sessão foi abrilhantada pelo resultado de um ateliê artístico, conduzido  pelos artistas Luís Coquenão e Maciel Cardeira, com a participação de alunos do 12º ano deste estabelecimento de ensino e do professor e artista plástico Fernando Camelo.

A 4ª Bienal na Escola estende-se até maio de 2014. Mais uma vez o destaque vai para o concurso que se destina aos estudantes dos agrupamentos escolares de Vila Verde, da Escola Secundária e da Escola profissional Amar Terra Verde. Para esta quarta edição o tema de inspiração é “Vila Verde, município educador”.

Os trabalhos a concurso vão materializar-se sob várias formas artísticas: pintura, escultura, fotografia, instalação, vídeo, etc… e sujeitos a avaliação de um Júri de Premiação. Os vencedores, para além de ganharem prestígio, ainda podem ser propostos à avaliação do Júri da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, a decorrer em 2014, se o júri d’A Bienal na Escola achar que a qualidade dos trabalhos o justifica.

O concurso culmina com uma exposição das obras participantes, que vai realizar-se na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, durante a segunda quinzena de Maio.

Paralelamente à competição de arte, vai decorrer um roteiro de oficinas criativas, orientadas e dinamizadas pela Associação D’Arte, pelo pintor Luís Coquenão, diretor artístico da Bienal Internacional de Arte Jovem, pelo artista plástico Albuquerque Mendes e outros artistas que se juntem e decidam partilhar o seu talento com os alunos.

4ª Bienal na Escola: Criatividade aliada ao empreendedorismo

Os objetivos da iniciativa A Bienal na Escola são vários: desde promover o desenvolvimento artístico das crianças e jovens, incrementar o contacto da população, e em particular da comunidade escolar, com várias formas de Arte, criar novos públicos e promover a imagem do concelho enquanto Vila Criativa, enquanto Município Educador.

Mais fotos
Como participar n'A Bienal na Escola

Sem comentários:

Enviar um comentário